Cor, Movimento e Matéria: a proposta artística nas obras de Taisa Nasser


“Minha pesquisa artística e imaginação exploram a matéria e a dinâmica
da vida em conexão com a teoria, de modo que crio composições
que interagem com o observador, trazendo ao seu consciente suas
amarras psicológicas, e liberando-o delas.” TAISA NASSER

Cor, Movimento e Matéria: a proposta artística nas obras de Taisa Nasser

A cor é o elemento básico de sua criação. “O fenômeno cromático como sensação visual vem à nossa percepção com associações psicológicas”, esclarece a artista. Seu trabalho incorpora portanto um caráter subjetivo da percepção fisiológica e psicológica. Além disso, Taisa Nasser faz da cor e da matéria fortes instrumentos de comunicação imediata.Pesquisando a cor ao infinito e chegando a utilizar 144 tons numa mesma tela sem misturá-los, ela gera obras impactantes ou tranquilizantes que favorecem, ou ocasionam, a catarse no espectador.

Taisa Nasser trabalha ainda o conceito do movimento na tela, para que o olhar do observador não pare e possa perceber o micro e o macro. O microcosmo é trabalhado na percepção do infinitamente pequeno grão da matéria; o macrocosmo, na visão do todo. O mundo é macrocosmo para o ser humano, mas quando ele atenta a seu entorno, o reino mineral torna-se um microcosmo perante ele. Sob essa contemplação, o homem pode consequentemente conhecer a si mesmo e, mediante reflexão, descobrir o todo (alquimia).

Como páreo e estratégia na criação pictórica, a matéria é constituinte, é a carne e a pele do quadro, o que o compõe. O páreo é a aposta – e Taisa Nasser aposta na matéria como elemento essencial da pintura. Essencial porque a matéria é uma substância sensível através da qual ela pode vislumbrar o conceito da energia que vive animando a dinâmica atômica. E a energia é o sopro divino que ativa qualquer essência, sobretudo a essência espiritual.

Ao mesmo tempo que a exposição é um convite para o olhar dos pormenores,
ela leva o espectador a manter distância, posibilitando-o sentir a intensidade da
matéria de cor. Taisa Nasser quer se comunicar por meio de sua arte, alcançar cada
um de nós e nos estimular à reflexão sobre a conveniência da aparência e a realidade
por trás dela.

Ficaremos felizes em despertar seu interesse jornalístico e teremos prazer em enviar mais detalhes assim como imagens em alta resolução. A artista estará disponível para entrevistas em Berlim. No caso de coberturas para quaisquer veículo de imprensa, pedimos a gentileza de nos enviar uma cópia da edição.

Além disso, gostaríamos de convidá-lo para a Vernisssage em 23 de maio às 18 horas!

A exposição estará aberta de 24 de maio a 19 de julho, entre 10 e 18 horas,fechada em finais de semana e feriados | Entrada franca

Local da Exposição Embaixada Brasileira, Wallstraße 57, 10179 Berlin-Mitte
S+U8 Jannowitzbrücke, U2 Märkisches Museum

Assessoria de Imprensa na Alemanha
ACIBRA, info@acibra.de, 030 26934864




    Curta no facebook

    Translate

Bloggerized by Best Theme & ThemesHive & Thanks to Top WP Themes