Galeria Des Arts - Bar des Arts - Alchemie de 26/9 até 6/10

Taisa Nasser abre seu vernissage ALCHEMIE -

A arquiteta e artista contemporânea com atuação e prêmios na Europa inaugura sua exposição na Galeria Des Arts na quinta-feira (26/9)

quadro “Ecce Homo 3”, marco final da fase “Klarheit”

A artista contemporânea brasileira Taisa Nasser, com atuação no circuito São Paulo, Paris e Berlim, realiza seu vernissage “Alchemie”, a convite da Galeria des Arts, marcando a inauguração do espaço. Haverá a exibição de 33 telas das quais seis de grandes formatos (230x195cm), 15 desenhos a pastel e apresentação dos filmes “Klarheit” e “Klarheit die Reise”, que abordam os conceitos da artista em diálogo entre seus filmes e telas. Taisa recebeu em Paris os prêmios: Toile D’Or de l’an 2011, na exposição do Salon Des Indépendants - Grand Palais, Paris; Revelation 2012 – Medaille D´Or Européenne, Merite Culturel 2012 – Grand Medaille D´Or, Consecration 2013 – Medaille D´Or, todos pela Federation Nationale de Culture Française .

Na Europa, seu trabalho tem seguido sob a curadoria de Dieter Ronte, professor-doutor aclamado no cenário internacional da História da Arte, ex-diretor diretor do Museu de Arte Moderna de Viena, do Sprengel-Museum em Hannover e do Museu de Arte de Bonn, estando hoje à frente do Frohner-Museum na cidade austríaca de Krems); Elmar Zorn, curador da instalação da mostra KLARHEIT, em Berlim; e Jochen Boberg, diretor do Museum Spädagogischer Dienst, em Berlim e organizador da “Lange Nacht der Museen”.

ALCHEMIE

“A cor é o meu elemento básico de criação”

A pesquisa artística de Taisa Nasser em sua exposição “Alchemie” é toda direcionada para demonstrar o poder da arte contemporânea na contribuição das transformações da consciência, através da catarse que provoca nos observadores. 
A compreensão da cor nas obras de Taisa não se desconecta da percepção do espaço. Suas “pinceladas” são porções de matéria que projetam sombras e revelam texturas, permitindo a percepção de volumes. A cor é tratada como substância – essência – e percebida como parte integrante e indissociável da material, sensível e concreta. 
A tonalidade, a variedade de cores, segue cada caminho selecionado. O resultado são obras particularmente complexas que se oferecem à meditação. Ela busca referências, por exemplo, na mandala, nas imagens místicas em círculo ou polígono, típicas das religiões indianas e que nos levam à meditação mediante um material volátil. O especial em Taisa Nasser é a fixação de suas imagens como se fosse para uma eternidade, tirando delas e a subjetividade, o astral passageiro, o momentâneo. 
Taisa utiliza até 144 tons em uma só tela sem misturá-los, colocando-os em movimento de acordo com sua percepção, às vezes de forma ordenadas, às vezes em um aparente caos. E a peculiaridade: os quadros não parecem “coloridos”, mas literalmente e no melhor dos sentidos “a cores”, promovendo uma compreensão visual “palpável”, despertando a clareza dos sentidos.

Entre as obras, Nasser destaca nessa exposição o quadro “Ecce Homo 3”, como marco final da fase “Klarheit” e como em “Ourobórus”, o início de uma nova, onde o ritmo, como ordem do movimento se apresenta de forma notória dentro do conceito caos e ordem.


KLARHEIT

O filme “Klarheit”, com textos conceituais e produção da artista, aborda a arte como materialização do espírito. A percepção das cores, do movimento no caos e na ordem, se acolhe nos sons como integrantes do espaço sensorial. 

Assista ao filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ai7WhMsHj40

O vídeo “Klarheit die Reise”, incorpora o sentimento do ritmo, como ordem do movimento, representado pelas formas repetitivas de sua matéria que se apresentam no início dessa nova fase como mônadas. Apresenta momentos de sua instalação em Berlim (2013). A música de Nacho Garcia e a realização por Miguel Cianca, que acompanham a artista na Europa, completam de forma contemporânea sua linguagem.

Assista ao filme disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oEw5crB2UiY



LIVRO
ALCHEMIE DER FARBEN – ALCHEMY OF COLORS 

Book cover Alchemie Der Farben - Taisa Nasser
Com o lançamento, previsto na Cracóvia no dia 12 de outubro; depois em Berlim em 16 de outubro, e, posteriormente, São Paulo em novembro/2013, o livro “Alchemie der Farben – Alchemy of Colors”, pela premiada editora Damm um Lindle, é de autoria do curador alemão Elmar Zorn. Além de retratar a motivação e metodologia de Taisa Nasser, o volume também inclui um prefácio de Dieter Ronte, professor-doutor aclamado no cenário internacional da História da Arte (Ronte já foi diretor do Museu de Arte Moderna de Viena, do Sprengel-Museum em Hannover e do Museu de Arte de Bonn, estando hoje à frente do Frohner-Museum na cidade austríaca de Krems). 
O livro engloba textos de Jochen Boberg, curador que organiza há anos a chamada “Longa Noite dos Museus” da capital alemã, e diálogos interessantes com as curadoras Alexandra Grimmer e Ulrike Damm. Por fim, a obra apresenta igualmente citações do próprio Elmar Zorn e um importante manifesto de Taisa Nasser.


Exposição “ALCHEMIE”
Galeria des Arts – Bar des Arts
Rua Pedro Humberto, 09 – Itaim Bibi – São Paulo/SP - Telefone: 11 3074-6363
Vernissage: 26 de setembro (quinta-feira), às 18h30
Exposição: de 27 de setembro a 6 de outubro 
Horários: de segunda a sexta, das 13h às 20h; domingo das 13h às 17h

    Curta no facebook

    Translate

Bloggerized by Best Theme & ThemesHive & Thanks to Top WP Themes