LUCIPHER - NA - INTERPRETAÇÃO PSICOLÓGICA DO DOGMA DA TRINDADE. C.G.JUNG

...ISTO QUER DIZER QUE COM A RECEPÇÃO DO ESPIRITO SANTO , O SI-MESMO DO HOMEM ENTRA NUMA RELAÇÃO DE CONSUBSTANCIALIDADE COM A DIVINDADE.




COMO FRUTO SAÍDO DO PENSAMENTO, A TRINDADE DERIVA DE UMA NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO EXIGIDA PELA EMANCIPAÇÃO DO ESPIRITO HUMANO.
NA HISTÓRIA DOS POVOS É SOBRETUDO DENTRO DA FILOSOFIA ESCOLÁSTICA QUE ESTA TENDÊNCIA SOBRESSAIU, CONSTITUINDO COMO QUE UM EXERCÍCIO PRELIMINAR QUE TORNOU POSSÍVEL O PENSAMENTO DOS TEMPOS MODERNOS. A TRÍADE É TAMBÉM UM ARQUÉTIPO, E COMO FORÇA DOMINADORA NÃO APENAS FAVORECE UMA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, COMO A OBRIGA, EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS.
...COMO  SÍMBOLO PSICOLÓGICO , A TRINDADE SIGNIFICA , PRIMEIRAMENTE, HOMOOUSIA OU ESSÊNCIA DE UM PROCESSO QUE SE DESENVOLVE EM TRÊS ETAPAS E QUE PODEMOS CONSIDERAR COMO FASES DE UM AMADURECIMENTO CONSCIENTE NO INTERIOR DO INDIVÍDUO. NESTA PERSPECTIVA, AS TRÊS PESSOAS DIVINAS SÃO PERSONIFICAÇÕES DAS TRÊS FASES DE UM ACONTECIMENTO PSÍQUICO REGULAR E INSTINTIVO, QUE TEM TENDÊNCIA  A EXPRESSAR-SE SEMPRE SOB A FORMA DE MITOLOGEMAS E ATRAVÉS DE COSTUMES RITUAIS, COMO, POR EXEMPLO NAS INICIAÇÕES DA PUBERDADE E DA VIDA MASCULINA, NAS OCASIÕES DE NASCIMENTO, DE CASAMENTO ,DE DOENÇA E MORTE. OS MITOS E OS RITOS, COMO NOS MOSTRA  POR EXEMPLO, A MEDICINA DO ANTIGO EGITO, TÊM SIGNIFICADO PSICOTERAPÊUTICO- ATÉ MESMO EM NOSSOS DIAS.



EM SEGUNDO LUGAR , A TRINDADE INDICA UM PROCESSO SECULAR DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA.


EM TERCEIRO LUGAR, A TRINDADE NÃO QUER APENAS REPRESENTAR, POR EXEMPLO, A PERSONIFICAÇÃO DE UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS, MAS SER, DE FATO, O ÚNICO DEUS EM TRÊS PESSOAS, AS QUAIS POSSUEM CONJUNTAMENTE UMA SÓ E MESMA NATUREZA DIVINA, POIS EM DEUS NÃO HÁ PASSAGEM DA POTÊNCIA AO ACTUS, DA VIRTUALIDADE À REALIDADE;PELO CONTRÁRIO, DEUS É A PURA REALIDADE, O PRÓPRIO ACTUS PURUS.AS TRÊS PESSOAS DIVINAS  SÓ SE DIFERENCIAM PELO MODO DISTINTO  DE SUAS ORIGENS, PELAS RESPECTIVAS PROCESSÕES (O FILHO GERADO PELO PAI E O ESPIRITO SANTO ESPIRADO CONJUNTAMENTE PELOS DOIS-PROCEDIT A PATRE FILIOQUE).A HOMOOUSIA, CUJO RECONHECIMENTO ATRAVESSOU TANTAS LUTAS , É ABSOLUTAMENTE IMPRESCINDÍVEL DO PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO, POIS A TRINDADE, ENQUANTO SÍMBOLO PSICOLÓGICO, É UM PROCESSO DE MUTAÇÃO DE UMA SÓ E MESMA SUBSTÂNCIA, ISTO É, DA PSIQUE COMO UM TODO.



A CONSUBSTANCIALIDADE DO FILHO , JUNTAMENTE COM O FILIOQUE, INDICA-NOS QUE CRISTO, O QUAL DEVE SER CONSIDERADO PSICOLÓGICAMENTE COMO UM SÍMBOLO DO SI-MESMO, E O ESPÍRITO SANTO , QUE DEVE SER ENTENDIDO COMO A REALIZAÇÃO DO SI-MESMO, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE É DADO AO HOMEM , PROCEDEM DA MESMA SUBSTÂNCIA DO PAI, ISTO É, INDICA-NOS QUE O SI –MESMO É UMA REALIDADE CONSUBSTANCIAL AO PAI. ESTA EXPLICAÇÃO ESTÁ DE ACORDO COM A CONSTATAÇÃO DE QUE É IMPOSSÍVEL DISTINGUIR, EMPIRICAMENTE, OS SIMBOLOS DO SI-MESMO DA IMAGEM DE DEUS.
...A RECEPÇÃO DO ESPIRITO SANTO, O SI-MESMO DO HOMEM ENTRA NUMA RELAÇÃO  DE CONSUBSTANCIALIDADE COM A DIVINDADE.
COMO  BEM MOSTRA A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, ESTA CONCLUSÃO É SUMAMENTE PERIGOSA PARA A EXISTÊNCIA DA IGREJA E ESTE FOI UM DOS MOTIVOS PRINCIPAIS PELOS QUAIS A IGREJA NÃO INSISTIU EM APROFUNDAR A DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO: EM CASO NEGATIVO, UM DESENVOLVIMENTO POSTERIOR LEVARIA NECESSÁRIAMENTE A CISMAS DESTRUIDORES E, EM CASO POSITIVO, CONDUZIRIA DIRETAMENTE À PSICOLOGIA.



ALÉM DO MAIS, HAVIA UMA SÉRIE DE DONS QUE NÃO ERAM ACEITOS IRRESTRITAMENTE PELA IGREJA, COMO NOS INDICA O PRÓPRIO PAULO. SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO, OS DONS ESPIRITUAIS NÃO  ESTÃO LIGADOS À BONDADE  DOS COSTUMES OU A VIRTUDES MORAIS DO INDIVÍDUO.
POR ISSO A IGREJA SE RESERVA O DIREITO DE DIZER QUANDO ALGO É FRUTO DA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO, E QUANDO NÃO É. COM ISSO ELA RETIRA DO LEIGO A POSSIBILIDADE, PARA ELE NEM SEMPRE OPORTUNA, DE DECIDIR POR SI MESMO A ESTE RESPEITO.



...MAS COM A INTERVENÇÃO DO ESPIRITO NA VIDA DOS HOMENS, ESTES SÃO INSERIDOS NO PROCESSO DIVINO E, CONSEQUENTEMENTE, TAMBÉM NO PRINCÍPIO DA INDIVIDUAÇÃO E DE AUTONOMIA EM RELAÇÃO A DEUS,PRINCÍPIO ESTE QUE VEMOS PERSONIFICADO EM LUCIPHER, COMO VONTADE QUE SE OPÕE A DEUS. SEM LUCIPHER NÃO TERIA HAVIDO CRIAÇÃO, E NEM MENOS  AINDA UMA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
A SOMBRA E A VONTADE OPONENTE SÃO CONDIÇÕES IMPRESCIDÍVEIS PARA AQUELA REALIZAÇÃO.
O SER QUE NÃO TEM VONTADE PRÓPRIA OU,EVENTUALMENTE, UMA VONTADE CONTRÁRIA À DO SEU CRIADOR E QUALIDADES DIVERSAS DAS DELE, COMO AS DE LUCIPHER, NÃO POSSUI EXISTÊNCIA AUTÔNOMA, NÃO ESTANDO EM CONDIÇÕES DE TOMAR DECISÕES DE NATUREZA ÉTICA. QUANDO MUITO , É UM MECANISMO DE RELÓGIO AO QUAL O CRIADOR DEVE DAR CORDA, PARA PODER FUNCIONAR. POR ISSO LUCIPHER FOI QUEM MELHOR ENTENDEU E QUEM MELHOR REALIZOU A VONTADE DE DEUS, REBELANDO-SE CONTRA DEUS E TORNANDO-SE ASSIM O PRINCÍPIO DE UMA CRIATURA QUE SE CONTRAPÕE A DEUS, QUERENDO O CONTRÁRIO.
PORQUE ASSIM O QUIS,DEUS DOTOU OS HOMENS SEGUNDO GÊN 3, DA CAPACIDADE DE QUERER O INVERSO DO QUE ELE MANDA. SE ASSIM NÃO FOSSE, ELE NÃO TERIA CRIADO MAIS DO QUE UMA MÁQUINA, E NESTE CASO, A ENCARNAÇÃO E A REDENÇÃO DO MUNDO ESTARIAM INTEIRAMENTE FORA DE COGITAÇÃO E A TRINDADE NÃO SE TERIA REVELADO, POIS TODAS AS COISAS CONTINUARIAM SENDO APENAS O UNO.

C.G.JUNG
(INTERPRETAÇÃO PSICOLÓGICA DO DOGMA DA TRINDADE-reflexões finais)



MINHA PESQUISA ARTÍSTICA  EM ARTE CONTEMPORÂNEA, INVESTIGA OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÕES DA CONSCIÊNCIA HUMANA E O PAPEL DA ARTE NESSE CAMINHO.
TEM COM PRINCIPAL FUNDAMENTAÇÃO AS TESES E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE C.G.JUNG,E MINHAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS REALIZADAS NO ESPAÇO DE ESPIRITUALIDADE INDEPENDENTE , NOS CURSOS INICIÁTICOS  DIRIGIDOS POR MEU MESTRE LUIZ GASPARETTO E KÁTIA PETROVSKY.
AS COMUNICAÇÕES  OBTIDAS NAS  PSICOGRAFIAS, PSICOFONIAS E PSICOPICTOGRAFIAS SÃO DONS ESPIRITUAIS DE CRIAÇÃO  QUE PODEM SER CONQUISTADOS  E APRIMORADOS.
 ESSES DONS NATURAIS INERENTES AOS SERES HUMANOS ,   SÃO RESULTADO DE UM  ENCONTRO AO SI-MESMO, E REPRESENTAM UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO À EVOLUÇÃO  HUMANA.
O HOMEM DO AMANHÃ, CAMINHARÁ NA FÍSICA QUÂNTICA E  CONTARÁ COM O INTERCÂMBIO  DE SEU INCONSCIENTE PESSOAL COM AS CONSCIÊNCIAS INTELIGENTES MAIS EVOLUIDAS  PRESENTES NO INSCONSCIENTE  COLETIVO .

MINHA QUESTÃO
ATÉ QUANDO A HUMANIDADE CONSEGUIRÁ VIVER SEM LUCIDEZ, SEM UNIÃO ENTRE SOMBRA E LUZ, CORPO E MENTE, MATÉRIA E ESPIRITO?

TAISA NASSER

    Curta no facebook

    Translate

Bloggerized by Best Theme & ThemesHive & Thanks to Top WP Themes